Pular para o conteúdo principal

AOR no Hard Rock

 AOR NO HARD ROCK

 O que é, exatamente, o gênero AOR? Ao ouvir uma música de hair metal, já parou para notar cometários ou até mesmo etiquetas virtuais falando que aquilo pertence ao AOR? No blog desse mês, iremos procurar entender e moldar nossos conceitos do que se trata a nomenclatura AOR e porquê ele pode ser tão amplo.


O Início do gênero

Foto da banda Styx O termo AOR surgiu na metade dos anos 70, a sigla para "Album-Oriented Rock", ou "Adult-Oriented Rock", onde nada mais eram bandas cujo procuravam um som mais comercial, orientada para rádios e visando atingir maior público com mais facilidade. Artistas como Survivor, Foreigner, Styx, Journey, Boston, REO Speedwagon são alguns nomes de peso. Podemos dizer que a estratégia foi bem sucedida, pois até hoje ouvimos suas músicas tocarem nas rádios, ou nas mais derivadas playlists por aí.

    O AOR, visto mais como um termo ou subgênero da música, acaba por ter poucos fundamentos para qual sua identificação, mas não podemos deixar de notar a chave mestra para o som, que vem a ser o uso de sintetizadores, teclado e uma voz virtuosa junto a riffs melódicos.


  Ascenção e queda

Saxon em sua época hard rock.

    Não partindo de uma linha muito diferente aos quais os anos setenta possuía, o estilo acaba por ser preferido pelas gravadoras, impondo para que os artistas buscassem aquele tipo de sonoridade. Até mesmo bandas conhecidas em outros gêneros tiveram sua "fase AOR", como Saxon (Innocence Is No Excuse, Destiny), Whitesnake após deixar de lado sua fase blues, até mesmo Black Sabbath junto a Tony Martin nos vocais tiveram seu lugar ali. O que nos mostra o quão fácil acabou sendo para os artistas criarem conteúdo pré-existente, mas como tudo se tem o porém, o público acabava por ser grande mediador para a onda de hard rock melódico que assolava a indústria musical, e da mesma forma com que alavancavam carreiras, deixavam cair artistas com grandes capacidades para viver do que amavam.


    Danger DangerWinger, Hardline, Tyketto, Kingdom Come, Saraya, são alguns dos nomes que tiveram um vislumbre do que era se tornar um rockstar no auge da febre, para depois se chocarem com a realidade cruel. Muitos nomes e músicas surgiam a todo o vapor, tendo muitas coisas parecidas e a atenção sendo tomada por novos gêneros (como Grunge e Nu-metal).


Nova onda do AOR?

 Recentemente temos visto o crescimento de bandas do estilo hard rock em comparação há uma década, sem contar a busca por sons novos, porém nostálgicos vindo dos amantes do gênero. Os suecos do H.E.A.T. são um grande nome que vêm chamando a atenção do público, com críticas positivas em seu favor, sendo uma atração indispensável para os fãs em festivais de metal.

Suecos da banda H.E.A.T.


Referências:

O que é AOR

O que é AOR - via Whiplash

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

[OPINIÃO] I.A no rock é aceitável?

     Olá, meus caros leitores e leitoras por todo o Brasil! Faz algum tempo desde que postei algo aqui no blog, mas estava com dificuldade em achar um assunto que fosse devidamente relevante para a comunidade e após passar as últimas semanas antenada nas redes sociais, me veio a seguinte reflexão: I.A no rock é algo aceitável?      Precisamos colocar as cartas na mesa, afinal, a inteligência artificial se tornou uma ferramenta útil e que veio para ficar no nosso cotidiano. Não podemos ignorá-la, ainda mais em nossos trabalhos comuns. Dentro de um escritório, onde as demandas possuem um fluxo muito grande e requer mínimos detalhes, essa ferramenta se torna necessária para auxiliar a produtividade.       Agora, devemos lembrar que a I.A não cria nada. Ela usa um banco de dados, certo? Mas pessoas estão usando desse auxílio para se dar a impressão de que conseguem inventar algo sem esforço. Então, não venham querer tentar me convencer do co...

[COBERTURA] Hard 'n' Heavy Party - A melhor despedida que o "velho Manifesto" poderia ter

    Dia 22 de março foi um dia marcado por encontros importantes: não apenas a despedida do "velho Manifesto", localizado na Rua Iguatemi, nº 36, na cidade de São Paulo, mas também a turnê de despedida do cantor Ted Poley, antigo vocalista da formação clássica do Danger Danger , além da primeira apresentação da banda Midnite City no Brasil em oito anos de carreira, é a segunda apresentação da cantora Chez Kane no país, revelação no mundo do hard rock , natural do Gales.     O local estava cheio, mas com um público ainda tímido e contido no meio da pista quando Midnite City entrou ao palco, as 21h09, exatamente. Apesar de estar programado para fechar a noite, a banda de abertura teve um set bem extenso. Posso dizer que soam melhor ao vivo do que em seus discos gravados - o que é uma boa sugestão para lançamento. O grupo que conta com Rob Wylde (conhecido por seu trabalho na banda Tigertailz ), Miles Meakin (guitarrista), Josh "Tabbie" Williams (baixo), Ryan Briggs ...

'Born Again', o pacto sombrio do Hard Rock

     O remake de ' Nosferatu ' está em cartaz nos cinemas, fazendo os góticos e metaleiros irem a loucura. Essa obsessão dos rockeiros pelo obscuro e pelo mau criam a subcultura e ajudam a manter o legado do ocultismo, o qual acaba se tornando um esteriótipo para os ouvintes do gênero. A parte mais interessante é que o diabólico não se prende apenas às músicas extremas, porque graças ao Black Sabbath em colaboração com Ian Gillan , é capaz de sentirmos na medida certa como o sombrio seria em contato com o hard rock . Capa do álbum 'Born Again'     O Born Again , disco que marca a decadência da banda tanto nos charts quanto no público, é resultado de todos os problemas que Tony Iommi. Sem Ronnie James Dio e Vinny Appice e com convites de vocalistas sendo recusados, é como se a junção da formação clássica com um dos maiores vocalistas de todos os tempos estivesse premeditada a acontecer em algum momento, principalmente por conta da amizade - e bebedei...